top of page

Loleepop Entrevista - Aretuza Lovi


(Imagem: Reproução/Youtube)


2018 definitivamente continuará sendo o ano das drag queens, que vem ganhando cada vez mais espaço no pop nacional após o estrondoso sucesso de Pabllo Vittar. Bruno Nascimento, mais conhecido como Aretuza Lovi, também tem se destacado na cena, há mais de 6 anos no mundo da música, ela ganhou mais destaque desde o lançamento do single "Catuaba", parceria com a sua amiga, a também drag Gloria Groove, que está presente em seu primeiro disco, "Mercadinho", que deve sair muito em breve pela Sony Music.


E o Loleepop bateu um papo com a Aretuza por e-mail no final do ano passado, quando a artista ainda finalizava os últimos detalhes de seu álbum.


Olá Aretuza, tudo bem? Pra começar queremos saber um pouco como tem sido essa sua rotina frenética de show, estúdio, campanhas publicitárias e etc

Tem sido bem puxado! Quase não paro em casa, mas estou fazendo o que eu amo de paixão, então todo cansaço é superado quando você vê resultados. Estamos viajando muito em todo Brasil e me dividindo com a finalização do disco que por sinal tá ficando lindo!

Conta um pouco pra gente sobre "Mercadinho", como estão as gravações? Quantas faixas serão?

Estamos em fase final do disco, e já estamos entrando no 6º mês nesse projeto, que é a realização de um sonho. A equipe envolvida é de primeira e a energia envolvida é muito grande. Todas as vezes que ouço me arrepio. São 12 faixas, sendo 10 exclusivas e "Catuaba" e "Vagabundo" vem em remix.

Quando você decidiu fazer música?

Desde criança eu sempre me identifiquei muito, sempre fui apaixonada por musica. Quando eu vi que a galera estava curtindo meu trabalho eu não queria me limitar a somente uma arte, eu queria colocar em prática e me arriscar em outros sonhos e deu super certo! E já vão 6 anos nessa história.

Você começou já tem um bom tempo, mesmo antes das drags ganharem o destaque que estão tendo agora. Conta um pouco pra gente sobre o seu primeiro trabalho com influências de Techno Bregra

Já vou completar 6 anos de carreira e fico muito feliz pela fase atual no cenário que estamos vivendo e feliz também por ser ajudado lá atrás a plantar essa sementinha. Meu primeiro EP se chama "POPSTAR" e é totalmente no ritmo tecnobrega. Eu morei um tempo da minha vida no Pará e conheci muitos amigos no meio da música que produziam e como o tecnobrega é um dos ritmos mais contagiantes que eu já vi. Eu me identifiquei e fiz música. Lembro que na época o povo falava que eu era brega, mas se você parar para pensar é um ritmo alucinante, super brasileiro! O tecno brega me abriu muitas portas.

(Imagem: Reprodução/Facebook)

Podemos esperar também influências dessa sonoridade em "Mercadinho"? Aliás quais são as influências musicais no álbum?

R: O tecnobrega faz parte da minha história, então sempre terá uma pitadinha. O álbum está bem diverso musicalmente, tem musica para todos os gostos, buscamos inspiração em nosso país, que é tão rico culturalmente e musicalmente. Fizemos um som que não limitasse e atingisse todos os públicos, pois musica tem que ser universal.

(Imagem: Reprodução/Facebook)

No álbum terá Gloria Groove e Pabllo Vittar, que são suas amigas, como aconteceu o convite e como surgiu essa amizade? Eu conheci a meninas na temporada do programa Amor & Sexo, onde tivemos a oportunidade de trabalhar juntas e ali começou nossa amizade. Desde o primeiro momento nos identificamos e era a mesma energia e o amor grande pela música. Já tínhamos conversado há um tempo atrás sobre gravar juntas e tudo aconteceu na hora certa. Estávamos fechando o repertório e chegou uma letra que era nossa cara, quando fiz o convite elas aceitaram imediatamente e mergulharam de cabeça. Está perfeita e todo mundo vai amar.


Inclusive, a faixa "Joga Bunda", parceria aguardada entre o trio de drags, foi liberada nas principais plataformas digitais na última sexta-feira (12/01) e deve ganhar seu clipe no dia 19 de janeiro. Ao que tudo indica, o vídeo será ambientado no mundo mágico do cinema. Mal podemos esperar para conferir. Mas enquanto o vídeo não chega, aprenda a jogar a bunda com Lovi, Groove e Vittar.

Iza e Solange Almeida também estarão no disco, também queremos saber sobre estas duas parcerias e as faixas que participarão.

Eu sou apaixonada mesmo por elas! São pessoas, verdadeiras, talentosas e sempre tiveram um carinho muito grande por mim. Quando iniciamos o projeto do álbum eu queria feats que fossem a minha verdade e que tivesse compatibilidade com a minha historia e essência. Sol é minha amiga, e há uns dois anos já havíamos conversado em gravar juntas e aconteceu de dar certo agora nesse projeto. Ela topou e gravamos uma música linda e um clipe maravilhoso! Quando conheci a Iza foi amor a primeira vista, nossa sintonia foi muito grande e começou uma amizade. A convidei, ela aceitou e ficou super empolgada, toda vez que escuto nossa música juntas me daáuma coisa boa, sinal que tem energia boa envolvida. O nome da faixa com a Iza é "Movimento" e com Sol é "Arrependida.


(Imagem: Rodolfo Magalhães)

E por falar em feats, quais as parcerias que você ainda sonha em fazer na música?

Nossa, tenho vontade de fazer com tanta! Mas entre elas tenho vontade de cantar com as Bahias e Cozinha Mineira, Jaloo... Ai é tanta gente que ficaria horas falando haha Conta pra gente como e quando você começou a se montar?

Comecei em 2012 em Brasilia, aconteceu de forma muito natural! Foi uma brincadeira entre amigos que me levou para os palcos da vida. Sempre admirei a arte drag, gostava de assistir shows, vídeos, mas nunca me imaginei fazendo. Fui surpreendida com esse presente na minha vida e sou muito feliz. Passei por tantas coisas e me mantive firme pela paixão que tenho a minha arte e trabalho.

De onde surgiu o nome Aretuza Lovi?

Então nem eu sei de onde surgiu! Veio na minha cabeça do nada, é um nome forte, não conhecia nenhuma Aretuza, e hoje como falei foi um grande presente que ganhei. Era para ser, estava escrito isso no meu destino. O sobrenome, surgiu que na hora de escolher o nome estava falando algo na tv sobre lovi e aí ficou. A Aretuzza foge um pouco dos ditos "padrões" com os quais estamos acostumados, como foi a concepção deste visual pra ela?

Eu sempre tive o pensamento que se todos fossem iguais o mundo seria chato! Quando eu olhei para aquele armado bem frizado eu achei lindo e me vi com ele e com o tempo fui adaptando e se tornou uma marca registrada, todo mundo passou a me reconhecer. As pessoas criticaram muito, porque não está dentro dos padrões de glamour de uma drag. Ainda criticam! Mas eu sou bem tranquila em relação isso, é a forma que eu me sinto bem e também minha personalidade, e sou bem feliz com ela.

(Imagem: Rodolfo Magalhães)

Você sofre ou já sofreu preconceito na cena LGBT por ser drag queen?

Já sim! Todo mundo acha lindo no palco, para tirar foto, para brincar, mas por exemplo: ninguém quer namorar uma drag simplesmente por ser um cara que se veste de mulher. Não entendem como uma arte. Esse é apenas um dos preconceitos. Mas o que eu sempre digo, lutamos para combater um preconceito lá fora onde dentro do nosso meio existe tanto. Precisamos ser mais unidos, para de nos apontar, nos permitir a conhecer pessoas. Um arco íris só existe se as cores estiverem juntas e unidas.

(Imagem: Reprodução/Facebook)

Como foi sua auto-aceitação? Se descobrir gay? Foi tranquilo com a sua família?

Assim como todo LGBT tive meus medos, incertezas, crises. No momento que eu percebi que eu não podia ir contra a minha verdade, do que eu sou, foi como tirar um peso das minhas costas. Apendi que eu preciso estar feliz e que quem me ama de verdade, vai estar comigo independente de qualquer coisa. Minha família me ama e me aceita principalmente me respeita. O único que não aceita é meu pai, mas sendo bem sincera ele não faz diferença nenhuma na minha vida. Há alguma distinção entre Bruno e Aretuza? Se sim, quais as principais diferenças?

Tento separar minha vida pessoal da minha vida artística. Mas sempre acaba se misturando em algum momento, e não tenho problema com isso. Acho o Bruno bem parecido com a Aretuza em tudo, um completa o outro.

Certamente você deve ser fã e se inspirou em Ru Paul. Se sim, qual sua temporada e drag favorita?

Acho Ru Paull maravilhosa, mas não me inspirei nela, até porque quando comecei a me montar o fenômeno drag não havia estourado mundo a fora. Sempre busquei referencias em nossa cultura, em personagens brasileiros como por exemplo Elke Maravilha entre outras queens maravilhosas que temos aqui : Alexia Twister, ikaro, Raphaella Faria entre outras. Sempre que posso tento acompanhar um pouco o reality, mas vivo o mundo drag 24h haha Mas amo o trabalho e energia da Latrice Royale. Houve rumores de que haveria uma versão brasileira. Se rolasse o convite, você participaria como jurada?

Sim participaria com o maior prazer, até rolou alguns boatos na imprensa que eu estava sendo cotada para participar, vamos ver né? hahah Qual o seu lançamento favorito do ano de 2017? Música e álbum?

Música : New Rules – Dua Lipa Álbum: Bixa – As Bahias e Cozinha Mineira O quê podemos esperar de Aretuza este ano?

Muita música boa e dançante, uma artista mais feliz e dedicada e um show lindo. O resto Deus prepara e a gente coloca em pratica. Esse ano está sendo maravilhoso e de grandes aprendizados, tem muita coisa vindo.

(Imagem: Reprodução/Facebook)

BATE-BOLA

Um lugar? Floripa Uma cor? Amarelo Uma comida? Pamonha assada da minha mamãe Um artista? Clara Nunes Uma frase? Alguém falou que eu não ia ser ninguém, mas Deus mostrou que eu iria muito além. Um sonho? Me consolidar como um grande artista e deixar meu nome gravado como alguém que fez diferença nesse mundo.

Muito obrigado pelo bate-papo, adoramos e desejamos todo o sucesso pra você neste ano.

E não deixem de nos acompanhar nas redes sociais, basta procurar por Loleepop Brasil, esperamos por você!

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page