"Onde Os Outros Não Existem" - Resenha
Na próxima quarta-feira, 17 de maio, estreia no Youtube o longa "Onde Os Outros Não Existem", escrito e dirigido pelo jornalista Raphael Pereira e com a colaboração do ator e pedagogo Clau Lopes. O filme faz parte do projeto "Teatrando Na Escola", projeto que aproxima alunos de escolas públicas do teatro e cinema. E o Loleepop assistiu o filme em primeira mão e conta tudo pra você antes do lançamento.
O elenco principal é composto por alunos dos colégios estaduais Rodolpho Zaninelli e Guilherme Maranhão, em Curitiba. E ainda conta com a participação dos próprios diretores atuando.
"Onde Os Outros Não Existem" toca em temas polêmicos que ainda são tabus e infelizmente ainda presentes em nossa sociedade, o racismo e a homofobia.
O filme conta a história de 4 jovens do ensino médio que terão que enfrentar diversas barras por causa do preconceito. Brenda (Scheila Lopez) é uma garota bonita, forte e inteligente que sofre preconceito por conta da cor de sua pele, mas não se deixa abalar e muito menos leva desaforo para casa. Brenda acaba chamando atenção de Renato (Gabriel Rodrigues), o cara mais bonito e popular do colégio que esteve afastado por problemas com drogas e está afim de começar uma nova vida.
Imagem: Reprodução
Enquanto isso, Caio (Wilson Dantas) se desdobra entre o curso técnico e o ensino médio e ainda tem que enfrentar piadas dos colegas referentes a sua sexualidade, o quê o faz ficar afastado do resto da turma. Surpreendentemente Rodrigo (Victor Daniel) cria uma empatia pelo rapaz, ignorando o preconceito dos amigos, e se aproxima de Caio iniciando ali uma verdadeira e linda amizade que irá mudar a vida dos dois rapazes.
Imagem: Reprodução
Ao longo do filme Brenda e Renato, Caio e Rodrigo descobrem o mais puro e verdadeiro amor, algo que não deveria ser errado mas que se torna um tormento na vida do quarteto por ter que enfrentar o preconceito dos colegas e da própria família.
"Onde Os Outros Não Existem" é um filme que nos absorve totalmente para dentro de seu universo, nos fazendo rir, se desesperar - com algumas cenas de extremo ódio e preconceito declarado - e até chorar com a profundidade dos dramas vividos pelas personagens.
O longa foi feito para assistir de mente e coração abertos e nos faz refletir sobre a nossa sociedade que ainda tem suas raízes fincadas no preconceito, na falta de empatia com o próximo e no quanto atitudes racistas e homofóbicas podem interferir negativamente na vida de um indivíduo que sofre apenas por querer e ser quem é.
Imagem: Reprodução
Além dos temas fortes e polêmicos, o filme ainda traz uma trilha-sonora original e maravilhosa, com as músicas "Good Vibe" e "Flow Tão Bom" da banda Makai e ainda "Fica Do Meu Lado", "Soprei Ao Vento" e "Dean e Monroe" do cantora Davi Bandeira, embalando os momentos de romance. Sem contar nas imagens lindas de Curitiba, a capital paranaense.
Um destaque também para a atuação visceral de Alexandra Gamarra e Luca Pedroso, que fazem os pais de Caio e Rodrigo.
Imagem: Reprodução
Lembrando que "Onde Os outros Não Existem" estreia dia 17 no Youtube, e se você quiser um DVD exclusivo do filme você pode comprá-lo através da página oficial do filme ou em contato com os diretores Raphael Pereira e Clau Lopes pelo facebook. Mas, se quiser tentar a sorte, tá rolando uma promoção lá na nossa fanpage, que você pode participar clicando aqui.
Ainda não viu os trailers do filme? Confira abaixo.
"Onde Os Outros Não Existem" foi gravado de forma independente, e faz parte do projeto “Teatrando Na Escola”, uma iniciativa do pedagogo Clau Lopes, que envolve alunos do ensino Fundamental e Médio, possibilitando a eles a oportunidade de conhecer o teatro e suas variadas modalidades, identificando diversos talentos na comunidade local. A iniciativa ainda traz mudanças significativas no ambiente escolar.
Os alunos do projeto também já participaram do Festival Cola Cola nas Escolas, onde ganharam o 2º Lugar nos anos de 2014 e 2015. No currículo o projeto conta com o vídeo “Memorial 29 de Abril” e o curta-metragem “Longe Do Fim”, que fala sobre o preconceito a pessoas portadoras do HIV.