EXCLUSIVO! Loleepop Entrevista : Mayra, cantora falou sobre sua nova fase
Dona de belos e grandes olhos verdes, a carismática e talentosa paulistana Mayra Freitas já trilha uma carreira de alguns anos no mundo da música. Em sua trajetória estão participações em programas da MTV, Programa Raul Gil e no global Superstar, no qual participou como integrante do grupo Katarinas, girlband do estilo pop/funk que teve um fim precoce, mas que foi o suficiente para ganhar o carinho do público e uma forte fã base, os Katarináticos. Vivendo uma nova fase em sua carreira, Mayra se volta novamente a carreira solo e há duas semanas reativou seu canal de vídeos no Youtube.
May, de cara já queremos saber, como surgiu a ideia de reativar o canal, e o quê podemos esperar de novidade?
Eu sempre tive vontade de atualizar meu canal, já eram dois anos sem postar nada (risos). Então assim que eu tive oportunidade eu fiz isso, mas esperei para lançar algo exatamente como eu queria. Por isso rolou uma pequena demora! (risos). Olha, eu quero que esse canal seja não só um meio para mostrar meu trabalho musical, mas sim para que todos possam conhecer melhor a minha pessoa. Então posso dizer resumidamente que isso será uma das novidades!
Imagem: Reprodução Facebook
Bom geralmente você posta covers no canal. Como você faz a escolha dos covers? O público tem influência?
O público influencia sim porque eu quero estar ligada nas "tendências". Porém eu uso como critério mesmo o meu gosto pessoal, sabe? Não quero perder minha identidade para agradar a mídia. Eu acho que a graça de todo bom artista é sua identidade única, então é isso que eu viso para mim.
Antes dos Katarináticos, você já tinha uma fã base bem sólida, os Maylovers. Conta pra gente sobre a sua relação com os fãs através das redes sociais
Costumo dizer que meus fãs são meus amigos porque eles são mesmo! Então a minha relação com eles é exatamente assim, os trato como amigos meus, amigos que me ajudam a crescer!
Para quem viu Mayra apenas no grupo Katarinas, no qual o estilo era mais um pop/funk e em certos momentos até com influência do sertanejo universitário, viu só a ponta do iceberg de uma artista que é fã incondicional de Michael Jackson e Alanis Morrissette e tem variadas influências musicais.
Tenho muitas influências musicais, cresci ouvindo desde Queen e Guns 'n Roses até Michael Jackson, Whitney Houston e Earth, Wind and Fire. Tudo isso virou bagagem pro meu gosto musical! Eu amo Soul, R&B, Rock, Pop&Rock, Pop e Hip Hop! Então pego um pouquinho de cada coisa, dou uma pincelada com minha identidade e voilà! Mas uma coisa é notável, minhas influências são estrangeiras.
Imagem: Reprodução Facebook
Qual a maior loucura que você já fez por um ídolo?
Sabe aquele show do RBD no Brasil onde 4 pessoas morreram pisoteadas por conta da super loração de gente? Então... Eu estava lá no meio!
Sabemos que você é uma grande fã da Alanis, qual sua música favorita dela?
Que pergunta difícil! hahaha... Eu acho que não consigo escolher somente uma.
Conta um pouco pra gente do início da sua carreira, sua primeira aparição na telinha foi na MTV, foi isso mesmo? Como foi essa experiência?
Siiiim, a primeira vez que apareci na Tv foi no programa Acesso MTV. Eu lembro que eu cheguei lá extremamente nervosa, para variar! Mas é engraçado, eu acho que eu era nova demais para entender as coisas porque fiquei bem menos nervosa que na época do Raul Gil. Lembro de começar a cantar e esquecer do nervoso! Acabei perdendo por poucos pontos, mas não importava, eu estava muito feliz com a experiência.
Olha só que coisa mais fofa a Mayra toda introspectiva em sua primeira aparição na TV há 4 anos atrás, realmente ela cresceu muito não só vocalmente, mas também em sua postura como artista.
Queremos saber agora sobre os tempos de Raul Gil, como foi este período pra você?
Eu nunca tinha vivido tantas emoções de uma só vez como na época do Raul Gil. Era surreal saber que eu estava cantando de frente para uma pequena plateia e para as algumas câmeras, mas que na verdade quem estava me vendo mesmo era o Brasil inteiro. Eu fiz muitas amizades e aprendi muita coisa lá! Inclusive a ser forte! Foi a partir desse programa que consegui um reconhecimento maior nas redes sociais. Muita gente passou a torcer por mim e eu passei entender o significado de "fã. Os Maylovers, inclusive, estão comigo desde essa época! Meus anjinhos da guarda!
E a sua família sempre te apoiou nessa caminhada?
Sempre! Era nítido que a música era minha paixão, desde pequena. Meus pais abraçaram a causa junto comigo.
Além de cantar maravilhosamente bem, haha você também compõe?
Olha, não sou um super compositora, mas eu me aventuro!
Imagem: Reprodução Facebook
E este seu talento de cantar, é nato? Já chegou a estudar música? Quais cuidados você tem com a voz?
Eu canto desde muuuuito pequena. Acho que nasceu comigo, sabe? Eu já fiz aula de canto por pouco tempo, mas o meu maior crescimento vocal foi na época das Katarinas. Com relação aos meus cuidados, eu sou até meio neurótica! (risos). Costumo não beber muito leite ou comer derivados, em casa é tudo sem lactose. Eu faço inalação com soro fisiológico sempre que posso e faço alguns exercícios que a fonoaudióloga me passou! Ah, fico sempre brigando comigo mesma para que eu beba mais água. Infelizmente tenho que ser meio neurótica porque eu tenho rinite alérgica e asma. Mas muitas vezes acabo cedendo à tentação de tomar um leite com achocolatado. (Risos)
Inevitável não falarmos de Katarinas, sabemos que o fim não foi comentado por nenhuma integrante, mas gostaríamos de saber se ainda há possibilidade do projeto ser retomado?
Eu aprendi com a minha mãe que nunca devemos dizer "nunca"! Mas nesse momento o retorno do projeto não é o plano.
Quais as melhores coisas que a experiência com o projeto Katarinas lhe trouxe?
Eu cresci muito vocalmente, nós aprendemos muito umas com as outras e eu me lembro que elas me motivavam muito a me desafiar, elas me diziam que eu era capaz. Eu era muito insegura e isso me atrapalhava, no projeto eu criei coragem, enfrentei meu medo e vi que eu poderia ser melhor do que imaginava. Confesso que a pressão de participar de uma projeto tão profissional como aquele fez com que eu me esforçasse para dar o meu melhor. E deu muito certo! Eu cresci em muitos aspectos!
Imagem: Divulgação
Na busca de um lugar ao sol, muitos artistas acabam recorrendo aos realitys musicais, você inclusive já participou do SuperStar. E agora, você cogita se increver em algum outro reality, tipo X-Factor ou The Voice?
Eu não pretendo participar de programas de competição. Não é mais o meu objetivo. Mas nunca diga "nunca", né? (risos)
Alguma história engraçada ou inusitada que tenha acontecido no palco ao longo de sua carreira?
Na minha apresentação da música "You Oughta know" no programa Raul Gil, tinha uma parte que era para eu fechar a porta da cabina telefônica depois de falar com meu namorado falso. Se você olhar com atenção o vídeo, verá eu colocando o braço para trás para fechar a porta, mas como não alcancei, fingi que nada tinha acontecido e saí cantando (incomodada por dentro porque tinha dado errado). Sempre que eu vejo esse vídeo dou risada.
E agora nessa nova fase da sua carreira, pretende seguir no estilo pop/funk em sua?O quê é ser pop pra você?
Não pretendo. Pop vem de "popular". Então para mim pop é um ritmo que contagia a todos.
Pra finalizar, gostaríamos que você deixasse um recado pra quem sonha em viver de música, assim como você
Não importa o que te digam e não importa o quão difícil é viver de música, você só vai conseguir se você acreditar do fundo do seu coração que essa é sua verdade.
É isso aí May, o importante é seguir o coração. E o nosso torce por você e quer te ver brilhar! E não deixe de acompanhar a fanpage do Loleepop no facebook que sempre traz novidades do mundo pop.