top of page

Loleepop Entrevista - Dabliu -novo clipe do cantor é um protesto a opressão das minorias


Foto: Erick N. Reis


Longe dos holofotes da mídia e dos palcos por um longo tempo, o cantor Dabliu retomou a divulgação de seu último disco "Ilha Desconhecida" com o lançamento do clipe da faixa "Orbitar", que de forma poética e intimista faz um protesto ao conservadorismo, a sociedade heteronormativa e a opressão sofrida pelas minorias.


"A música é uma extensão dessa liberdade, por vezes dolorosa mas tão autêntica que é a vida nesses lugares tão cosmopolitas. Inclusive, a canção original do disco foi editada especialmente para o clipe. Ele foi filmado há vários meses e a direção do clipe acompanhou todo o processo de experimentação que está me levando ao show do Ilha Desconhecida, onde eu toco outros instrumentos como o piano, por exemplo. Trouxemos essa estética do eletrônico junto com a delicadeza da palavra para dentro do vídeo", contou Dabliu ao Loleepop.


Delicadeza esta que também está impressa em imagens, ao retratar o amor entre dois homens através de closes nos detalhes das carícias, de forma sútil e poética, mas que pode chocar os mais conservadores que conhecem o cantor de trabalhos anteriores.


"Tenho produzido as novas canções para um futuro disco novo e quis trazer essa experiência como produtor já para o clipe desta música, já que ainda vai um tempo para que eu lance um novo disco.E tem, claro, o papel social do clipe, de trazer uma reflexão sobre a vida fora de um sistema heteronormativo, mas essa reflexão eu deixo para que o próprio público faça. Vivemos o pior período político dos últimos 30 anos, e ainda estou saindo de um estado de profundo descontentamento com isso, com quão conservador e intolerante o mundo tem se tornado. Não é só no Brasil. Tenho amigos britânicos contra a saída da Inglaterra da União Européia, por exemplo, sofrendo as consequências dessa onda conservadora sobre suas vidas. Parece que o direito de ir e vir para as minorias está vivendo uma ameaça real sobre nós" disse o cantor.

"Como já dizia Belchior que "o sinal está fechado pra nós que somos jovens". Eu que nunca fui político diretamente dentro da arte que faço, senti essa necessidade de confronto para fazer par a essas pessoas que ocupam as escolas em buscas de conquistarem o que já devia ser delas, a essas pessoas que sofrem agressões por causa de sua ideologia ou qualquer outro tipo de escolha, pela sua raça, pela sua orientação sexual. O clipe tem tido um retorno por parte destas pessoas, que já me ouviam, quando me viram tão exposto na tela, se sentiram ouvidas também" revelou Dabliu.

O clipe faz parte do mesmo projeto de direção do clipe de "Viajante", com a mesma equipe do Coletivo Lua e Vênus.

"Depois desse tempo longe dos palcos, estamos ensaiando com uma banda nova para voltar aos shows, depois de uma intensa pesquisa nos recursos eletrônicos que começaram no processo de composição do Ilha, e tudo o que vi e vivi musicalmente vivendo em Londres, e também em uma viagem que fiz para Paris" contou.


Também existe a possibilidade de outras canções do disco "Ilha Desconhecida" ganharem videoclipes, mas aparentemente o cantor já está se inspirando para algo diferente e novo.


"Temos uma outra equipe interessada em gravar um clipe para "Barco à Vela", mas como as coisas ainda estão em pé de projeto, prefiro não dar como certo. Esse processo de experimentação que eu tenho feito me tem levado a caminhos complementares mas ainda assim um tanto diferentes do Ilha, e prefiro me deixar uma porta aberta para ano que vem lançar um trabalho inédito e levar as canções do Ilha para outro arquipélago (risos). O "Ilha Desconhecida" foi um disco bastante carregado e difícil de fazer emocionalmente. Por isso, também, a ideia de manter meu processo criativo livre me é muito mais instigante"disse Dabliu.


Acreditamos que realmente o "Ilha" deve ter tido um processo de criação denso, nos parece muito um grande desabafo.


"Sim, acho que todo disco que eu faço é um desabafo. Mas o Sobre os Ombros era um desabafo de um menino cheio de ilusões que com o Ilha Desconhecida morreu. O que vem agora é uma fênix. O sussurro talvez me não me mova tanto mais, agora talvez eu esteja a fim de gritar. Trocar o violão de nylon pela guitarra. E por aí vai".


Mal podemos esperar por esta revolução da fênix que está por vir. Enquanto isso, se quiser ouvir o disco "Ilha Desconhecida", último trabalho de Dabliu, ele tá inteirinho no Youtube, é só dar o play e seguir nessa viagem!

E não deixe de acompanhar a fanpage do Loleepop no facebook que sempre traz novidades do mundo pop.






Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page